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mobile marketing

O impacto do mobile marketing nas empresas de agronegócio

Nos últimos anos, o uso de dispositivos móveis tem aumentado significativamente em todo o mundo. Segundo levantamento divulgado em 2022 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil tem atualmente mais de um smartphone por habitante, totalizando 242 milhões de celulares em uso no país, que tem pouco mais de 214 milhões de habitantes, conforme o IBGE. Se adicionarmos outros dispositivos como notebooks e tablets nessa conta, são ao todo 352 milhões de dispositivos móveis no Brasil, o equivalente a 1,6 por pessoa.

E não bastasse esse número expressivo, uma pesquisa divulgada pela Converge mostrou que mais de 70% dos brasileiros não saem de casa sem seus smartphones, considerando o celular como item mais importante a ser levado com eles, mais importante até do que os documentos pessoais e dinheiro.

  • Mas o que isso tem a ver com agronegócio?

Tudo! Isso porque, com números tão expressivos, investir em mobile marketing é indispensável para o sucesso de qualquer empresa atualmente.

Por isso, neste artigo, vamos ajudar você a entender o que é o mobile marketing e  quais são os principais impactos dele no crescimento dos negócios agrícolas.

O que é mobile marketing?

Mobile marketing é uma estratégia de marketing que se concentra em alcançar, interagir, se relacionar e influenciar os usuários de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, por meio de canais móveis, como aplicativos, mensagens de texto, redes sociais e publicidade móvel. 

O objetivo do mobile marketing é envolver esses consumidores e fornecer experiências personalizadas, relevantes e atraentes, que incentivem a interação com a marca e aumentem as conversões. 

Esta é uma abordagem de marketing cada vez mais importante para todas as empresas, incluindo as do agro, já que o uso de dispositivos móveis continua a crescer em todo o mundo. De acordo com dados da Global System for Mobile Communications (GSMA), em 2020, havia mais de 5,2 bilhões de pessoas usando dispositivos móveis em todo o mundo, o que representa cerca de 67% da população global.

Por que devo investir em mobile marketing no meu negócio agro?

Entre as principais vantagens de investir no mobile marketing para o agronegócio estão:

Poder segmentar os anúncios segundo a localização do usuário

Um dos maiores desafios na hora de criar uma estratégia de Marketing Digital é a segmentação por região.

Isso é muito importante para negócios agrícolas, onde o ideal é atrair usuários que estejam próximos de suas revendas, por exemplo.

Nesta hora o mobile marketing causa um impacto extremamente positivo, já que grande parte dos celulares disponíveis no mercado hoje têm localização por GPS, e essa característica pode ser explorada na criação de campanhas publicitárias muito mais assertivas.

Isso porque o GPS permite que a empresa tenha seus anúncios exibidos apenas para os usuários que estão em uma cidade ou bairro específico, próximos de seu negócio.

Com isso você atrai apenas os usuários com potencial de se transformar em clientes, otimizando as campanhas promocionais e aumentando a taxa de conversão.

Melhorar a comunicação imediata com os clientes e parceiros

As empresas de agronegócio precisam manter seus clientes constantemente informados sobre seus produtos e serviços, e o mobile marketing é uma forma eficaz de fazer isso. 

Lembre-se que, mesmo no campo, as pessoas ficam ao lado de seus aparelhos celulares quase o dia inteiro, checando atualizações e notificações várias vezes ao dia.

É essencial ter isso em mente para aumentar ainda mais a eficiência de suas mensagens, facilitando a interação com seus clientes e, com isso, a conquista de resultados.

Através de um simples SMS a sua empresa agrícola pode informar os compradores de promoções e descontos exclusivos quase que em tempo real, sendo mais barato e eficiente que o envio de mala direta, por exemplo.

Vale também o uso de aplicativos e e-mails para enviar informações mais aprofundadas e atualizações de mercado para os clientes, tornando a comunicação mais rápida e eficiente.

Aumentar a lucratividade das vendas via mobile

O aumento no número de dispositivos móveis no mercado está influenciando diretamente no número de compras realizadas através destes aparelhos.

Segundo o relatório WebShoppers, as compras feitas em aparelhos móveis corresponderam a 14,3% de todos os pedidos, representando um faturamento de mais de R$ 5 bilhões de reais, um número muito expressivo para ser ignorado por sua empresa.

E a expectativa para os próximos anos é que este valor seja ainda maior. As pessoas estão fazendo compras através dos dispositivos móveis, e se você ainda não investe em mobile marketing, a sua empresa agro certamente está perdendo inúmeras oportunidades de alcançar seu público e vender ainda mais.

Quais ações de mobile marketing são interessantes para o agro?

Criação de um site responsivo

Garantir que o usuário consiga visualizar a página da sua empresa de forma correta, com carregamento rápido e esteticamente agradável é indispensável para sua estratégia de mobile marketing.

Isso porque além de facilitar a navegação do usuário, este é um critério usado pelo Google para garantir um melhor posicionamento do seu site nas buscas feitas por lá.

Então, se for elencar uma ordem de ações para executar, o item número um deve ser desenvolver um site responsivo para o seu negócio agrícola, que possa ser acessado facilmente de qualquer aparelho (seja ele um celular, tablet, notebook ou computadores de mesa).

QR Code Marketing

Trata-se de um código de barras em 2D, onde o usuário aponta a câmera do seu celular para a fazer a leitura do código e ser redirecionado para outra página (e aqui pode ser o site da sua empresa ou uma landing page de vendas de produto, ou serviço específico).

Com o QR Code você poderá estender o alcance de sua estratégia de marketing tradicional, direcionando os clientes de sua empresa para qualquer endereço da internet de forma rápida e segura.

Essa é uma excelente estratégia para ser utilizada em feiras agrícolas, conferências e outros eventos importantes do setor.

SMS Marketing

A boa e velha estratégia de mensagens de texto ainda é uma das mais importantes do mobile marketing para agronegócio.

Isso porque o envio de mensagens de texto para as pessoas previamente cadastradas nas listas de contato, é muito útil para manter o relacionamento próximo com os clientes, seja para lembrá-los dos status de seus pedidos, envio de promoções, informações sobre últimos lançamentos e tendências de mercado.

A principal vantagem do SMS Marketing é que ele possui uma taxa de abertura de mensagens muito grande, chegando próxima dos 98%.

Se compararmos com a taxa de abertura das campanhas de e-mail marketing, que é próxima dos 20%, certamente vamos dar mais valor ao disparo de SMS.

Qualquer que seja o porte do seu agronegócio, é sempre válido  lembrar que para uma estratégia de mobile marketing funcionar de maneira satisfatória é preciso seguir algumas boas práticas, como:

  1. Respeitar o seu público ao interagir com ele (não ser intrusivo);
  2. Entregar para os seus clientes uma experiência valiosa para ele em cada uma de suas interações;
  3. Manter o foco em oferecer benefícios REAIS para os clientes;
  4. Ser honesto. É preciso que todas as suas interações sejam claras, explicando de forma objetiva os benefícios que seus clientes terão e as responsabilidades que precisam arcar para aproveitarem melhor suas soluções.

Agora que você já sabe de tudo isso, vamos juntos acelerar o crescimento da sua empresa fazendo o melhor uso do mobile marketing para o seu agronegócio?

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