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9 passos para gerar resultados reais com marketing digital

9 passos para gerar resultados reais com marketing digital

Tenho certeza que você, empresário, já passou por alguma situação assim: investiu em publicidade e marketing digital para aumentar vendas, seguidores, leads, a força da sua marca (preencha aqui seja lá quais que tenham sido os seus objetivos iniciais), e saiu extremamente frustrado com os resultados alcançados (ou com a falta total deles).  

No final das contas você tinha um feed bonito, muito conteúdo, verba para a comunicação (leia-se anúncios pagos) e tudo o mais, mas as métricas… nada animadoras.Mas fique tranquilo, você não está sozinho. Mais de 70% dos novos produtos, serviços e negócios fracassam porque empresários não entendem o verdadeiro papel do Marketing.⁣⁣⁣

Se você quer ser relevante e ter um negócio reconhecido de verdade no mercado, precisa compreender isto:

O sucesso das suas estratégias de marketing digital depende de algumas ações básicas 

Nada de ficar atirando para todos os lados, seguindo qualquer nova “fórmula mágica” que aparece, ou testando mil e uma tendências (muitas das vezes engessadas e incoerentes com a sua realidade). 

Fazer o “feijão com arroz” bem feito, sabe? Não sabe? Agora você vai ficar sabendo:

1. Estudar/Definir quem são as suas personas

O estudo de personas é um dos primeiros documentos que devem ser entregues pela agência de publicidade que você contratou. Nele, serão analisados os perfis de público potencial para o seu negócio, entendendo sempre quais são:

– os objetivos dessas personas;

– suas objeções de compra;

–  suas maiores demandas;

– suas dores/medos;

– em quais canais elas buscam por informações;

– qual conteúdo normalmente essas personas gostam de consumir.

Esse estudo completo vai ajudar a estruturar a linguagem, tom de voz e estratégias adequadas para a sua marca ter uma comunicação mais assertiva (ou seja, mais conexão com o seu público, mais leads e – potencialmente – mais resultados).

2. Analisar o mercado e quem são seus concorrentes.

Isso vai ajudar você a ter uma visão mais ampla de como está o cenário geral, qual a real demanda pelo seu produto/serviço. Também  entender como as outras empresas estão se comportando, que tipo de estratégia de marketing digital estão seguindo, e como o público reage a elas.

Ver o que o concorrente faz também é uma forma de identificar ações de publicidade que funcionam ou não com o público de vocês (evitando que a sua empresa invista tempo em dinheiro em uma comunicação que, na prática, já deu errado).

3. Criar um plano de ação com checklist

Um bom plano de ação não nasce de achismo, mas do estudo de persona, da análise de mercado e da concorrência. Com essas informações em mãos fica mais fácil definir o seu objetivo de marketing digital, de forma mais realista e assertiva.

Estudos em mãos, é hora de estruturar o que vai ser feito (além de: por que, por quem, onde, quando, como e quanto vai custar) para que os resultados sejam alcançados nos próximos meses. 

É o tão falado plano 5W2H em ação, gerando o máximo de clareza e eficiência para o seu marketing digital funcionar de verdade. 

4. Gerenciar as redes sociais é fundamental!

Isso porque, hoje, elas são um dos principais pontos de contato entre a sua empresa e os clientes. Mas não basta estar em todas. Aliás, o mais interessante é estudar em quais redes a sua persona (definida lá atrás) de fato interage.

Nessas plataformas, os clientes e potenciais clientes têm abertura para dar opiniões sinceras sobre sua empresa, seus produtos e serviços. Eles também aproveitam para fazer reclamações, sugestões e, é claro, falar sobre suas experiências.

As redes sociais, se bem trabalhadas, podem ser uma fonte riquíssima não só de novos compradores, mas também de muitos insights relevantes para o seu negócio.

5. Criar e atualizar seu site e blog

Textos para blog e um site bem estruturado podem ser o que falta para você gerar mais resultados para o seu negócio!

O principal objetivo envolvendo conteúdo no marketing digital é solucionar problemas, certo?

O seu potencial cliente tem um problema, ele pesquisa no Google a solução, e é ali que seu conteúdo deve estar para ajudá-lo.

Seja através de um artigo, podcast, vídeo, infográfico ou o que for auxiliá-lo, ele voltará. Isso porque o seu blog ou site acaba se tornando uma fonte segura de informação.

O que o seu negócio ganha logo de cara? Credibilidade. 

Mas eu tenho site e blog e de nada me adianta!

Aí é que a estratégia faz toda a diferença! Não é qualquer site ou blog que se destaca em uma imensidão de buscas na internet.

Para ser reconhecido, o seu conteúdo nessas duas plataformas precisa ser otimizado para SEO, permitindo que a sua empresa consiga um bom ranqueamento nos mecanismos de busca e melhore os resultados orgânicos.

Quanto mais bem posicionada for a sua empresa em páginas como o Google, maiores são as chances de você ser considerado como solução por estar nas primeiras posições de resultado para palavras-chave do seu interesse.

6. Criar ações de mídia paga

Se o que você quer com a publicidade são resultados em venda ainda mais expressivos, precisa criar ações de mídia paga. Aqui um planejamento profissional de palavras-chave e estratégias também são fundamentais! 

Mídia paga são os anúncios dos seus produtos e serviços, buscando sempre a otimização de resultados e o encontro de oportunidades a serem trabalhadas pelo seu comercial. 

Pense no Marketing digital como o bom e velho coelho da páscoa. Não é ele que bota os ovos… mas ajuda a vender.

Uma forma de otimizar os resultados e encontrar novas possibilidades em mídia paga são os testes A/B: eles ajudam a entender que tipo de anúncio funciona melhor para o seu negócio (nem sempre o você acha mais bonito é o que funciona, vai por mim).

7. Desenvolver estratégias de e-mail marketing

O e-mail não morreu! Se for bem trabalhado ele ainda é uma excelente forma de otimizar os resultados no digital, e melhorar o seu relacionamento com os clientes e futuros clientes.

Olhá só quanta coisa pode ser feita via fluxo de e-mail marketing:  nutrição com conteúdos ricos do seu nicho, envio de novidades (newsletter), e-mails convite para eventos, cursos e, claro, envio de promoções. Também é uma excelente forma de manter um bom relacionamento pós-venda, mantendo aquela lista sempre conectada com o seu negócio.

CHECK: Analisar – quais os resultados alcançados com o plano?

Uma forma de obter ainda mais resultados com essas estratégias é usar um bom CRM e ferramentas de automação de marketing. Assim é possível criar conteúdos direcionados para os interesses (e dores) de cada cliente, aumentando as chances de conversão e tornando a comunicação cada vez mais personalizada e eficaz.

8. Otimizar a conversão de leads

Nem todo lead que chega converte em venda e gera resultados. Por isso é importante realizar testes A/B nas páginas de conversão, em anúncios e e-mails.

Assim, será possível encontrar qual é o padrão de comunicação (escrita e visual) que funciona melhor com o seu público-alvo, aumentando as chances de conversão e tornando a sua estratégia mais assertiva.

9. Mensurar os resultados com frequência

Quer ver resultados de verdade? Mensure! Analisar os resultados periodicamente é essencial para que sejam feitas as alterações necessárias nas ações de marketing digital. 

Só assim você vai parar de gastar dinheiro sem retorno, otimizar os números e melhorar os resultados. Os números não mentem. Eles vão te dizer quais ações funcionaram e quais foram pouco aproveitadas.

A mensuração de resultados também vai te mostrar se a sua empresa está tendo lucros reais com as ações que estão sendo realizadas (ROI), descobrir quanto cada cliente custa para o seu negócio (CAC), quanto cada Lead custa (CPL) e analisar o crescimento ou o declínio dos resultados mês a mês, identificando picos positivos, sazonalidades e baixas nos números.

10. Passo extra: PDCA e OKR – amigas de quem tem resultados de verdade!

Se você leu até aqui já entendeu: não adianta colocar a culpa da falta de resultados concretos na agência ou no marketing. Existe um caminho que talvez o seu negócio nunca tenha seguido. Estratégias simples, mas que precisam ser executadas com constância e profissionalismo.

Aqui na Comuni-k, nós usamos duas ferramentas extras que nos ajudam a percorrer a jornada de comunicação e acompanhar os indicadores de sucesso dos nossos 35 clientes: PDCA e OKR.

o PDCA é uma das metodologias de gestão que nós utilizamos neste sentido. Essa sigla quer dizer, em inglês, PLAN–DO–CHECK–ACT, ou também PLAN-DO-CHECK-ADJUST, que significam: Planejar-Fazer-Verificar-Agir, ou Planejar-Fazer-Verificar-Ajustar.

O PDCA tem como objetivo melhorar nossos processos e serviços de forma contínua compreendendo os ciclos:

PLAN: Planejar – o planejamento deve ser sempre direcionado por um objetivo claro e geralmente utilizamos o método 5W2H (que eu já falei) para planejar: O QUÊ, POR QUÊ, QUANDO, ONDE, QUEM, COMO E QUANTO.

DO: Fazer – hora de arregaçar as mangas e tocar a execução do plano. Esta é a etapa mais importante do ciclo e deve ser acompanhada bem de perto para que em nenhum momento se desvie do que foi planejado.

ADJUST: Ajustar – agora é hora de transformar em processo o que deu certo e ajustar o que não funcionou tão bem e rodar de novo o PDCA.

As OKR’s (Objective and Key Results) ficaram famosas por serem utilizadas como método de gestão para apoiar o crescimento do Google – a empresa foi de cerca de 40 pessoas em 1999 para mais de 85 mil atualmente – mostrando que pode ser utilizado tanto por pequenas empresas como por grandes corporações.

De modo simplificado o Google estabeleceu a fórmula para definir metas sendo como:

“Eu vou” (Objetivo)

“medido por” (conjunto de resultados-chave)

Ou seja, nos OKRs nós temos dois principais componentes:

O objetivo é qualitativo e os KRs (na maioria das vezes entre 2 e 5 para cada objetivo) são quantitativos.

Vamos para um exemplo prático:

OKR 1

Objetivo: Ser reconhecida como agência de marketing digital, especializada no nicho do agronegócio.⠀⠀⠀⠀⠀

KR 1 – Aumentar em 60% o número de leads de empresas do agronegócio

KR 2 – Crescer em 30% o tráfego para a Landing Page que descreve minha expertise no marketing agro⠀⠀⠀⠀⠀⠀

KR 3 – Aumentar em 10% o número de solicitações de orçamentos de serviços de marketing digital por empresas do nicho do agro.

O marketing digital é, sim, a sua oportunidade de fazer a diferença no mercado e conquistar novos clientes. E contar com profissionais capacitados e preparados para ajudar a sua empresa em todo o processo, com as ferramentas necessárias e expertise, faz toda diferença.

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