O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira, fato confirmado ano após ano pela participação expressiva do setor no Produto Interno Bruto (PIB). Em 2022, esse índice alcançou 24,8% – quase um terço do total das riquezas produzidas em todo o território nacional.
E se tem uma coisa que quem tem negócio agrícola entende é: não é porque o solo é rico que ele necessariamente vai fazer os frutos crescerem saudáveis sem cuidados profissionais.
Esta verdade também se aplica ao agromarketing:
Não é porque os negócios agrícolas produzem bilhões em riquezas, que eles não precisam de cuidados profissionais no desenvolvimento de estratégias e no emprego de técnicas que promovam os produtos e serviços do setor, melhorem a imagem das empresas e aumentem a competitividade no mercado.
Neste contexto, o marketing digital especializado em agro tem se tornado cada vez mais importante, permite aos produtores rurais e empresas agrícolas aumentarem sua visibilidade e atingir novos mercados. Além de melhorar a imagem e a percepção do público sobre os produtos agrícolas brasileiros.
Depois de mais de 12 anos trabalhando com marketing digital especializado em negócios agrícolas, a Comuni-k Agência reuniu um compilado das:
5 estratégias de marketing digital que podem impulsionar os negócios agrícolas
1. Criação/ Otimização do site
Ter um site é fundamental para qualquer empresa que queira ter uma presença digital forte. Em outras palavras, se você não tem um site, você nem existe no mundo de hoje!
No caso do agronegócio, muitos empresários ainda acreditam que os produtores rurais só usam WhatsApp, Instagram e Facebook, mas pare e pense:
Quem está buscando um produto ou serviço, está buscando onde? No Google! E toda pesquisa no Google vai levar a um site. É neste site que o público vai encontrar tudo sobre o seu negócio: serviços, produtos, contatos…
Vale ressaltar que, mais importante do que somente ter um site, é que este site esteja sempre atualizado e otimizado: que apareça nas buscas, entregue bem, carregue rápido e seja responsivo (porque muita gente vai acessar não do computador, mas da telinha de um celular).
2. Blog e Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é outra estratégia importante para o agro, já que consiste em produzir conteúdo relevante e informativo para o público, para atrair novos clientes e fidelizar os já existentes.
Através da criação e manutenção de um blog, por exemplo, é possível produzir e entregar conteúdo aprofundado, relevante e informativo sobre cultivo, técnicas agrícolas, mercado, técnicas de irrigação, fertilização, entre outros temas que interessem ao seu público.
Além disso, o marketing de conteúdo também é importante para melhorar o posicionamento da empresa nos mecanismos de busca, como o Google.
Se você quer que mais gente chegue até o seu site, produzir conteúdo relevante e otimizado para SEO (Search Engine Optimization) pode ajudar a sua empresa a aparecer nas primeiras posições nos resultados de busca, o que pode aumentar a visibilidade da empresa e atrair mais clientes.
SEO local
O SEO local também é uma forma de otimizar os seus conteúdos para mecanismos de busca. Ele consiste em utilizar palavras-chave relacionadas à localização da sua empresa. Essa estratégia é especialmente importante para empresas agrícolas que atuam em uma região específica.
Ao utilizar palavras-chave relacionadas à região em que a empresa atua, é possível melhorar o posicionamento nos resultados de busca para pessoas que procuram produtos e serviços agrícolas naquela região.
3. Redes Sociais
As redes sociais, apesar de secundárias, também são ferramentas importantes para o sucesso do marketing digital agro. Elas podem ser utilizadas para apresentar os produtos e serviços da empresa, compartilhar conteúdo relevante para o público e interagir com os clientes e parceiros.
Facebook, Instagram e LinkedIn também permitem que as empresas agrícolas criem um relacionamento constante e próximo com os clientes, respondendo suas principais dúvidas e comentários. Neste sentido é essencial contar com profissionais que entendam tanto de marketing quanto do seu negócio.
Além disso, as redes sociais ajudam a fortalecer a imagem da empresa quando mostram o quanto ela é sustentável, se preocupa com o meio ambiente, tem responsabilidade social, entre outros aspectos.
4. E-mail marketing
Ainda que seja uma das estratégias mais antigas do marketing digital, o e-mail marketing ainda é muito eficaz para empresas agrícolas. Através dele, é possível enviar newsletters com informações relevantes para os clientes, como dicas de cultivo, novidades do setor, promoções, entre outros temas.
Além disso, o e-mail marketing impulsionar os negócios, uma vez que permite manter um relacionamento mais próximo e frequente com os clientes, que podem responder aos e-mails com dúvidas e sugestões, ajudando a melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e dos conteúdos divulgados.
5. Vídeos
Os vídeos são uma das formas mais eficazes de engajar o público na internet. No caso de negócios agrícolas, eles podem ser utilizados para apresentar de forma prática os produtos e serviços, mostrar técnicas de cultivo, compartilhar histórias de sucesso, o cotidiano dos colaboradores e revendedores, entre outros temas relevantes.
Apesar de um pouco mais trabalhosos, os vídeos têm múltipla utilidade: podem ser publicados no site da empresa, no canal do YouTube e nas redes sociais em diferentes momentos e contextos.
Além disso, é possível criar anúncios em vídeo para alcançar um público maior e mais segmentado.
Como o marketing especializado em Agro pode atrair os clientes certos para o seu negócio?
Que as técnicas do marketing digital são aliadas dos empreendedores agrícolas você já entendeu. Mas já parou para pensar em como sua marca/produto é vista pelo seu público?
Posicionar-se digitalmente com a ajuda de profissionais reconhecidos pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro não é apenas um investimento, mas uma necessidade vital para qualquer negócio agrícola que deseje crescer e se consolidar no mercado.
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