Quantas vezes você já ouviu falar que a TV matou rádio, que o YouTube matou a TV, que o Instagram matou o YouTube… e todos ainda continuam aí, vivinhos da Silva, e gerando conversas com os mais diversos públicos. Então, porque logo o e-mail estaria morto?
Mesmo existindo essa ilusão de que estar presente na caixa de entrada dos clientes e futuros clientes não funciona mais, o e-mail marketing ainda é uma excelente forma de se conectar com as pessoas! Uma poderosa ferramenta de comunicação e vendas.
Então se você acha que enviar e-mail marketing é coisa do passado, sinto dizer: você está perdendo (muitos) clientes!
- Ah mas eu já tentei e não deu certo!
Bom, pode ser que essa estratégia não esteja funcionando para o seu negócio por um simples motivo: você está fazendo do jeito errado.(E calma que nós vamos te ajudar!)
Segundo dados de 2021 da Statista, cerca de 8,32 bilhões de e-mails são enviados por dia no Brasil (sim, é mais e-mail só no Brasil do que a população do planeta terra 👀).
Outra pesquisa mostrou que 41% das empresas B2B, o e-mail marketing é o melhor canal para vender e anunciar produtos.(olha o mundão de oportunidades)
Mesmo que a sua base de e-mails seja pequena, com as técnicas certas, delineadas em um bom planejamento de conteúdo, o seu negócio pode alcançar resultados super positivos, atingindo o seu objetivo de comunicação.
E como as mensagens são personalizadas, você pode ainda usar das etapas da jornada do seu cliente para estreitar o relacionamento da sua marca com ele, de forma totalmente exclusiva.
Mas antes de sair enviando newsletters ou e-mails com seus produtos e serviços, é preciso traçar uma estratégia com um conteúdo que faça sentido para a sua persona.
Afinal, na caixa de entrada do seu lead você não está disputando atenção apenas com o seu concorrente, mas com diversos outros e-mails que chegam diariamente para aquela pessoa. (lembra dos mais de 8 bilhões de e-mails só no Brasil?)
Mas para ajudar você a garantir uma estratégia de sucesso com e-mail marketing para o seu negócio, separamos aqui algumas dicas:
1. Identifique em qual etapa da jornada está o seu cliente
O primeiro passo é conhecer profundamente o seu cliente e identificar em qual etapa da jornada ele se encontra. Assim você conseguirá entregar uma comunicação assertiva e alinhada com o momento dele.
2 – Entregue conteúdo de qualidade
O e-mail não deve ter o certificado dedão Botini (aquele do Shoptime), de “compre, compre, compre”. Muito mais do que promover o seu produto ou serviço, você precisa também mostrar para o seu cliente que seu negócio se importa com o que ele precisa, entregando um conteúdo relevante. A venda pode surgir como consequência desse relacionamento.
3 – Use um assunto chamativo
A primeira forma de chamar a atenção e fazer com o que o lead clique no seu e-mail, é utilizando um assunto interessante e criativo.
Quando o assunto é muito comum, ele passa despercebido soando como genérico, e com isso a taxa de abertura acaba sendo menor.
Mas atenção, fique de olho no número de caracteres do assunto, pois para os leitores que abrem e-mails no celular (que hoje são a maioria), o assunto pode ficar cortado. O ideal é manter entre 20 e 41 caracteres.
4 – Use variáveis para personalizar sua mensagem
O volume de e-mails hoje é tão grande, que quando o leitor percebe que a mensagem não foi escrita especialmente para ele, e que, na verdade é algo automatizado, ele acaba ignorando.
Por isso é muito importante usar das variáveis como nome (Ex:Olá Pedro, tudo bem?) e outras informações que façam sentido no contexto para personalizar a mensagem, e fazer com que o lead sinta que a mensagem foi feita especialmente para ele.
5 – Layout e gramática são essenciais
Além do assunto, o conteúdo do seu e-mail precisa estar com o texto organizado, e com um layout amigável para os dispositivos mobile. (primeiro pense em mobile sempre)
Também use com equilíbrio as imagens, gifs e emojis, pois eles ajudam a reforçar sua mensagem. Em geral, é recomendado que os e-mails tenham até 40% de imagens e 60% de texto para ter uma boa taxa de entregabilidade e não cair em spam.
E antes de enviar, confira mais de uma vez se o seu texto está gramaticalmente correto ou possui erros de digitação.
6 – Nunca se esqueça das métricas
Você sempre deve acompanhar com atenção como as suas campanhas de e-mail marketing estão performando. Qual a taxa de abertura, quantos cliques tiveram nos links, etc.
Esses dados podem te ajudam a planejar estrategicamente quais serão os próximos passos para as suas ações de comunicação.
Como você viu, e-mail marketing não morreu e ainda é uma excelente forma de se conectar com os clientes. Entenda qual é o seu objetivo de comunicação e use essa ferramenta poderosa para fortalecer o relacionamento com os seus clientes e obter mais resultados. Para saber mais dicas e mais conteúdos, acesse outros posts em nosso blog.