Muitas marcas reclamam que não veem resultados concretos com marketing digital. Se esse também é o seu caso, talvez a raiz do problema seja: Você está falando com as paredes.
Dói no bolso, mas é um erro bastante comum selecionar um público que não vai ajudar a alcançar o seu objetivo principal.
Um exemplo: se o seu objetivo é conquistar mais clientes para a sua loja de artigos de luxo para festa infantil usando seu perfil nas redes sociais, de nada adianta direcionar a sua comunicação para pessoas que não têm crianças na família, ou seja, um público que não quer/precisa/deseja/tem condições financeiras de consumir seu produto.
Então, como saber se você fala com o público certo ou continua falando com as paredes?
Quem tenta falar com todo mundo, não fala com ninguém.
Outro “tiro no pé” é tentar atingir vários grupos de pessoas muito diferentes através do mesmo perfil.
Uma comunicação assertiva (e lucrativa) é aquela que consegue criar conexões profundas com o público, reconhecimento da marca, e senso de comunidade. Isso porque tem “a cara” dos clientes, entende suas dores, seus medos e seus desejos mais intensos.
Mas para conhecer, de verdade, seus clientes é preciso focar em dados que levam à descoberta de quem é a sua persona e o seu público.
O que é Persona?
Persona ou buyer persona é uma representação semifictícia do cliente ideal da sua empresa. Mas calma, não é uma criação da cabeça do pessoal da agência.
Ela é descoberta com base em três etapas:
- Seleção e coleta de informações de clientes existentes (seus e dos concorrentes diretos) que tenham perfis que você considera apropriados para a sua empresa;
- Pesquisas e coleta dados de pessoas que ainda não são seus clientes, mas possuem o perfil que você deseja atrair para o seu negócio;
- Cruzamento dos dados 1 e 2, criando a persona a partir de informações semelhantes.
O objetivo é que sua empresa compreenda melhor quem é o cliente e do que ele precisa, possibilitando estratégias de marketing e comunicação assertiva que gerem resultados.
Persona é diferente de público alvo
O público-alvo é a definição social, econômica e demográfica de quem vai consumir o seu produto ou serviço. Geralmente traz informações como:
- estado civil;
- formação;
- gênero;
- hábitos de compra;
- idade;
- profissão; e
- região do país.
Um bom exemplo de público alvo para a empresa de festas infantis que citamos ali no começo deste texto seria:
Mulheres, entre 25 e 30 anos, com formação superior, renda entre R$2 e R$5mil, empreendedoras autônomas, que morem na cidade/região X (caso a loja não trabalhe com venda online), e têm filhos até 10 anos de idade.
Apesar de ser um bom começo para saber com quem sua empresa fala, conhecer o seu público-alvo já não é mais suficiente para direcionar as ações de marketing de forma eficaz.
Isso porque com o avanço da tecnologia, o boom de informações que temos à nossa disposição, os novos hábitos de consumo e a segmentação que o marketing digital oferece, é preciso ter uma visão mais precisa do cliente para que a comunicação atinja os seus objetivos.
Nesse sentido, as personas são uma boa solução para as novas necessidades do consumidor.
Elas trazem mais detalhes, possibilitando uma conexão maior com a marca e empatia da sua equipe de marketing com o cliente — levando a uma criação e uma segmentação mais focadas, que gera resultados mais positivos. São informações mais aprofundadas, como:
- nome fictício do consumidor, facilitando a conexão;
- breve história sobre esta persona;
- profissão;
- hábitos de compra;
- estilo de vida;
- redes sociais favoritas;
- hobbies;
- valores;
- dores relacionadas ao seu produto;
- dúvidas;
- ambições.
Uma mesma empresa pode ter diversos perfis de persona diferentes, mesmo para um mesmo produto ou serviço.
Como selecionar a persona certa?
Apesar de ser uma representação semifictícia, vou repetir: para gerar resultados a(s) sua(s) persona(a) precisam ser fundamentada(s) em dados de seus compradores ou do mercado.
Dificultou? A Comuni-k ajuda! Aqui vão 8 perguntas para construir a persona do seu negócio:
- quem é o meu potencial cliente? (física e psicologicamente);
- que tipo de assunto ele consome sobre o meu nicho de mercado?
- quais são as atividades que ele realiza (pessoalmente e profissionalmente)?
- qual é o seu nível de instrução?
- quais seus principais desafios, medos e obstáculos?
- que tipo de informações ele consome e em quais canais?
- quais são os seus objetivos?
- como meu produto/serviço pode ajudá-lo?
Caso a sua empresa disponha de recursos e queira um embasamento ainda maior, hoje já existem aplicativos e ferramentas especializados em mapeamento de personas, que ajudam o marketing a monitorar de perto os comportamentos da sua persona ao longo do tempo.
Elas proporcionam um volume de dados ainda maior para manter uma comunicação assertiva constante, e dando ao seu negócio mais chances de se posicionar corretamente e satisfazer o cliente, por entender quais são as necessidades/desejos/dores reais dele.