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Personas: você fala com o público certo ou com as paredes?

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Muitas marcas reclamam que não veem resultados concretos com marketing digital. Se esse também é o seu caso, talvez a raiz do problema seja: Você está falando com as paredes.

Dói no bolso, mas é um erro bastante comum selecionar um público que não vai ajudar a alcançar o seu objetivo principal. 

Um exemplo: se o seu objetivo é conquistar mais clientes para a sua loja de artigos de luxo para festa infantil usando seu perfil nas redes sociais, de nada adianta direcionar a sua comunicação para pessoas que não têm crianças na família, ou seja, um público que não quer/precisa/deseja/tem condições financeiras de consumir seu produto.

Então, como saber se você fala com o público certo ou continua falando com as paredes?

Quem tenta falar com todo mundo, não fala com ninguém.

Outro “tiro no pé” é tentar atingir vários grupos de pessoas muito diferentes através do mesmo perfil. 

Uma comunicação assertiva (e lucrativa) é aquela que consegue criar conexões profundas com o público, reconhecimento da marca, e senso de comunidade. Isso porque tem “a cara” dos clientes, entende suas dores, seus medos e seus desejos mais intensos.

Mas para conhecer, de verdade, seus clientes é preciso focar em dados que levam à descoberta de quem é a sua persona e o seu público. 

O que é Persona?

Persona ou buyer persona é uma representação semifictícia do cliente ideal da sua empresa. Mas calma, não é uma criação da cabeça do pessoal da agência.

Ela é descoberta com base em três etapas:

  1. Seleção e coleta de informações de clientes existentes (seus e dos concorrentes diretos) que tenham perfis que você considera apropriados para a sua empresa;
  2. Pesquisas e coleta dados de pessoas que ainda não são seus clientes, mas possuem o perfil que você deseja atrair para o seu negócio;
  3. Cruzamento dos dados 1 e 2, criando a persona a partir de informações semelhantes.

O objetivo é que sua empresa compreenda melhor quem é o cliente e do que ele precisa, possibilitando estratégias de marketing e comunicação assertiva que gerem resultados.

Persona é diferente de público alvo

O público-alvo é a definição social, econômica e demográfica de quem vai consumir o seu produto ou serviço. Geralmente traz informações como:

  • estado civil;
  • formação;
  • gênero;
  • hábitos de compra;
  • idade;
  • profissão; e
  • região do país.

Um bom exemplo de público alvo para a empresa de festas infantis que citamos ali no começo deste texto seria:

Mulheres, entre 25 e 30 anos, com formação superior, renda entre R$2 e R$5mil, empreendedoras autônomas, que morem na cidade/região X (caso a loja não trabalhe com venda online), e têm filhos até 10 anos de idade.

Apesar de ser um bom começo para saber com quem sua empresa fala, conhecer o seu público-alvo já não é mais suficiente para direcionar as ações de marketing de forma eficaz.

Isso porque com o avanço da tecnologia, o boom de informações que temos à nossa disposição, os novos hábitos de consumo e a segmentação que o marketing digital oferece, é preciso ter uma visão mais precisa do cliente para que a comunicação atinja os seus objetivos.

Nesse sentido, as personas são uma boa solução para as novas necessidades do consumidor. 

Elas ​​trazem mais detalhes, possibilitando uma conexão maior com a marca e empatia da sua equipe de marketing com o cliente — levando a uma criação e uma segmentação mais focadas,  que gera resultados mais positivos. São informações mais aprofundadas, como:

  • nome fictício do consumidor, facilitando a conexão;
  • breve história sobre esta persona;
  • profissão;
  • hábitos de compra;
  • estilo de vida;
  • redes sociais favoritas;
  • hobbies;
  • valores;
  • dores relacionadas ao seu produto;
  • dúvidas;
  • ambições.

Uma mesma empresa pode ter diversos perfis de persona diferentes, mesmo para um mesmo produto ou serviço.

Como selecionar a persona certa?

Apesar de ser uma representação semifictícia, vou repetir: para gerar resultados a(s) sua(s) persona(a) precisam ser fundamentada(s) em dados de seus compradores ou do mercado.

Dificultou? A Comuni-k ajuda! Aqui vão 8 perguntas para construir a persona do seu negócio:

  • quem é o meu potencial cliente? (física e psicologicamente);
  • que tipo de assunto ele consome sobre o meu nicho de mercado?
  • quais são as atividades que ele realiza (pessoalmente e profissionalmente)?
  • qual é o seu nível de instrução? 
  • quais seus principais desafios, medos e obstáculos?
  • que tipo de informações ele consome e em quais canais?
  • quais são os seus objetivos?
  • como meu produto/serviço pode ajudá-lo?

Caso a sua empresa disponha de recursos e queira um embasamento ainda maior, hoje já existem aplicativos e ferramentas especializados em mapeamento de personas, que ajudam o marketing a monitorar de perto os comportamentos da sua persona ao longo do tempo.

Elas proporcionam um volume de dados ainda maior para manter uma comunicação assertiva constante, e dando ao seu negócio mais chances de se posicionar corretamente e satisfazer o cliente, por entender quais são as necessidades/desejos/dores reais dele.

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